Principais configurações do WordPress que você tem que fazer

Tempo de leitura: 6 minutos

Configurando Um Site no WordPress Passo a Passo

Tendo o WordPress em português ou inglês, o próximo passo é ajustar as configurações. Confira as principais Configurações do WordPress.

Você precisa acessar o menu Configurações (Settings se seu site estiver em inglês) e depois Geral (General).

Nessa seção, exige uma explicação para cada um dos principais campos.

Configurações do WordPress

Título do Site (Site Title)

Aqui você deve dar um nome para o seu site, esse é o nome que vai aparecer no topo da home page quando um leitor estiver navegando em seu site.

Exemplo: www.melhoresroteiros.com.br

Aquele site que usamos no exemplo acima deve ter o título “Melhores Roteiros”.

É muito importante que o nome do domínio seja o mesmo nome do título do site. Isso facilita seu público a identificar seu site e ajuda com o SEO, para que seu site fique no topo das pesquisas do Google.

configuracao 2 a

Descrição (Tag line)

Poucos usuários de WordPress conhecem a função poderosa que a Tagline (Descrição) possui.

À primeira vista ele serve para escrever um slogan do site. Entretanto, ela é muito mais do que isso!

A tagline aparece no Google quando alguém procura por seu site ou mesmo quando alguém se depara secretamente com um post seu no Google. Como um breve resumo do que trata o site. Agiliza a pessoa a decidir entrar em seu site, além de ajudar no SEO do Google para que seu blog fique bem ranqueado.

configuracao 2 b

Então, escreva alguma frase descritora do seu site nesse campo e procure utilizar uma ou mais palavras presentes no título do site.

Por exemplo, a tagline de Melhores Roteiros poderia ser:

Os Melhores Roteiros Para Viagens Econômicas

Ou

Os Melhores Roteiros Para Quem Ama Viajar

Ou

Os Melhores Roteiros no Exterior

Depende de como foi planejado o conteúdo a se trabalhado no site.

Observação: Nas seções Endereço do WordPress (URL), Endereço do Site (URL) e Endereço de E-mail, evite alterações.

Não marque a opção “Qualquer Pessoa Pode Se Registrar”, ou você estará divindo o seu blog com qualquer pessoa.

configuracao 3 a

Fuso Horário (Timezone)

É muitíssimo importante definir o Fuso Horário de seu site. Para que suas publicações irem ao ar na data certa. Todos os leitores fieis irão acostumar-se a entrar no seu site em momentos chaves. Por isso, a importância de ter a hora certa do local onde você está teclando.

O fuso horário que você deve escolher nessa seção varia de versão para versão do WordPress.

Algumas está Brasília. Em outras Brasil ou Brazil.

Na versão mais recente do WordPress, você não consegue contar com a opção Brasil nem Brasília, a opção correta é São Paulo.

configuracao 4 a

Formato de Data e Formato de Hora

(Date Format e Time Format)

O Formato de data pode ser escolhido a gosto. De preferência para datas no formato semelhante ao usado no Brasil, com o dia do mês primeiro, o mês em seguida e finalmente o ano.

O mesmo serve para formato de horário.

Na opção Semana Começa (Weeks Start On), escolha domingo.

Não se esqueça de Salvar as mudanças.

configuracao 4 b

Como Definir as Opções de Escrita

Agora que você já definiu as opções básicas do seu site, vale a pena clicar emConfigurações (Settings)/ Escrita (Writing).

configuracao 5 a

Basicamente, você não precisará modificar nenhuma opção aqui.

  • “Converter emoticons como:-) e 😛 em imagens” Serve para transformar os emoticons que você desenhar no teclado em carinhas amarelas.
  • “Categoria padrão de post” define qual será a categoria de um post que for publicado sem uma categoria específica. Nesse caso, deixe a opção “Sem Categoria” mesmo.
  • Basicamente, as demais opções nessa seção não precisam ser alteradas.

Como Configurar as Opções de Leitura do WordPress

configuracao 6 a

  • Em “A página inicial mostra” (Font Page Display), escolha a opção para exibir seus últimos posts (Your Lastest Posts).
  • Em caso de você preferir que seu visitante chegue primeiro em uma página específica, daí sim opte pela opção abaixo.
  • Em “Para cada post em um feed, mostrar” (For each article in a Feed, show) e assinale a opção Resumo (Summary), pois é muito importante que sua página inicial não esteja abarrotada de textos, apenas petiscos dos seus artigos 😉

Atenção: NUNCA em hipótese alguma marque no campo “Visibilidade nos mecanismos de busca”, a opção “Evitar que mecanismos de busca indexem este site”. Ou você vai dizer ao WordPress que NÃO QUER que o Google encontre o seu blog.

Como Configurar as Discussões

Não existe bem uma regra para as melhores definições a serem setadas nessa parte. Por esse motivo, irei mostrar quais são as minhas preferenciais.

Para acessar esse menu vá em Configurações (Settings)/ Discussão (Discussion).

configuracao 7

  • Em Configurações padrão de posts (Defalt Article Settings), não marque nenhuma das três opções ou o Google vai fazer muita divulgação desnecessária de seu site.
  • Em Outras configurações de comentários (Other Commets Settings), eu prefiro sempre marcar a primeira opção “O autor do comentário tem que preencher o nome e email” e a quarta “Ativar (5) níveis de comentários agrupados por conversação”.
  • Em “Envie-me um email quando” (E-mail Me Whatever), dou preferência por marcar todas as opções para que eu sempre receba notificações no meu e-mail sobre os comentários em minha página.
  • Em “Antes de um comentário aparecer”, também prefiro marcar a duas opções. É importante moderar os comentários em seu blog. Nunca se sabe que pode querer fazer um comentário maldoso sobre seu conteúdo ou seus leitores. Proteja-o disso!
  • Agora indo direto para o final, nas opções de Avatares, você tanto escolher um rotinho para seus leitores publicar ou optar pelo logo Gravatar.

Configurando os Links Permanentes no WordPress

Os permalinks são a maneira como o link de alguma postagem sua irá aparecer no URL de quem estiver navegando por seu site.

Dê preferência para a opção “Nome do Post” (Post Name). Isso facilita a identificação do leitor sobre o título do post.

Essa também é a opção mais favorável para SEO no Google.

configuracao 8