Dicas para Escolher um Nome de Domínio Profissional

Tempo de leitura: 10 minutos

Certo, você decidiu abrir sua própria loja de comércio eletrônico, loja virtual. O Shopify lhe fornece um domínio gratuito tipo “sualoja.shopify.com”, porém você também tem a opção de usar o seu próprio nome de domínio como “sualoja.com”. Ter seu próprio nome de domínio é mais profissional e facilita a promoção da sua marca. Conheça as Dicas para Escolher um Nome de Domínio

Com tantos sites por aí, muitas vezes você precisa ser criativo para encontrar um nome de domínio que já não esteja sendo usado. A revista Smashing escreveu um excelente artigo para fazer exatamente isso, e nós destacamos alguns pontos importantes.

Um dos maiores dilemas na hora da criação de um site ou blog é a escolha do nome para uma página. E o sucesso de um site nos buscadores também leva em conta o nome da página. Seguindo estas dicas (e tendo um pouco de inspiração e sorte), você vai conseguir um nome amigável para o Google. Isso ajuda muito em SEO. Atenção: Não comece seu trabalho registrando um domínio grátis, NÃO é confiável.

Passo 1 – Pensar nas palavras-chave do site: 

Um bom nome de site deve descrever o conteúdo que será tratado, deve ser curto e também (se possível) criativo. Para representar com fidelidade os assuntos que serão tratados no site, pense em quais palavras-chaves descrevem o conteúdo da página. Ex: se você está criando um blog com dicas sobre como criar animais de estimação, dá para pensar nas seguintes palavras: blog, dicas, animais de estimação.

#ficadica: Uma ferramenta que pode ajudá-lo no processo é o Adwords Keyword Tool do Google. Para usá-la é simples: é só copiar um link de um site que você acha inspirador e pesquisar. Na lista, vai aparecer as principais palavras-chave da página.

Passo 2 – Fazer combinações possíveis com as palavras-chave

A partir do momento em que você tem uma base de palavras que descrevem o seu conteúdo, comece a fazer montagens. Pense como as pessoas procurariam no Google pelo assunto. Há algumas palavras muito utilizadas em nomes de sites como “portal”, “site”, “blog”, “dicas”, entre outros.

Voltando ao exemplo das dicas de animais, dá para usar essas palavras para criar combinações de nomes como “portaldosbichos”, “dicasparaanimais” (esse tem um problema de dobrar letras) ou “blogdosbichos”. Você também pode fazer combinações com mais de uma palavra do assunto abordado ou com trocadilhos. Exemplos: “meuamadopet”, “animalismo” ou “meubichinho”.

Não faça combinações com mais de três palavras como, por exemplo, “blogcomdicasparacriaranimais”. Vai ser quase impossível de alguém conseguir digitar o nome do seu site.

#ficadica: há alguns sites que criam combinações de palavras. Dois bons serviços são o http://www.panabee.com/name-generator/ e o http://domainfellow.com/. O único  problema desses sites é que criam trocadilhos em inglês.

Passo 3 – Veja se o domínio está registrado

Depois que você criou uma lista de possíveis nomes para o seu site (tenha realmente uma lista grande), é hora de ver se está registrado. Vai ser um exercício de paciência, porque a grande maioria dos nomes que você pensou deve já estar registrado.

Uma informação importante, registre um site com final “.com” ou “.com.br”. Na pior das hipóteses, registre “.net” ou “.org”. Sites com domínios personalizados como “.org.br”, “.art.br” ou “.info” são facilmente esquecidos pelas pessoas. Claro que se você não quer gastar dinheiro com domínio e hospedagem, pode registrar no WordPress ou no Blogger.

Os testes com os sites “.com.br” você fará no site registro.br. Também é possível usar os serviços do UOL para ver se o domínio está registrado. Teste todas as suas alternativas e veja quais estão disponíveis.

Passo 4 – Seis perguntas decisivas antes do batismo

Como o nome de um site não pode ser trocado, é bom pensar muito antes de registrar o domínio. Veja esses itens. Se a maioria das respostas for sim, pode registrar.

1 – O nome do site descreve o conteúdo?

2 – O nome é chamativo ou causa impacto?

3 – Você está usando um domínio usual (“.com” ou “.com.br”)?

4 – O nome tem mais de dez letras (sem o “.com” ou “.com.br”)?

5 – A principal palavra-chave está no nome do site?

6 – Você gostou do nome (pode parecer bobo, mas é importantíssimo)?

Se a maioria das respostas for não, volte ao passo 1 (escolher um nome realmente não é fácil). Ou parta para o plano B.

Plano B – Nomes curtos e criativos

Nomes curtos são mais fáceis de memorizar, mas não ajudam muito na hora das buscas. Vai muito da sua proposta de site. Usar siglas pode ser uma saída.

Outra coisa que pode ser usada são palavras grafadas de forma errada. Um exemplo: no lugar de tentar registrar “gatos.com.br”, você tentar “gtos.com.br” ou “gatosss.com.br”. Mesmo se essa for a decisão, volte ao passo 1 e aproveite o máximo de dicas para deixar o site amigável ao Google. Sucesso!

5 Dicas para Escolher um Nome de Domínio.

  1. Apenas o essencial: seja curto, cativante e inesquecível! Você também deve criar um nome fácil de pronunciar e soletrar.
  2. As dicas silenciosas: evite algo muito semelhante que possa competir com outros nomes de domínio, e certifique-se de não violar a marca registrada de outra pessoa.
  3. O “.com” é o domínio mais famoso e pode ser difícil encontrar um que esteja disponível. Na maioria dos casos você deve escolher um “.com”, no entanto, se você está planejando vender apenas em um país específico, você deve considerar um domínio específico do país, tais como “co.uk” para o Reino Unido, ou “com.br” para o Brasil.
  4. Localizável x Presença da Marca: qual é a sua estratégia? Você depende exclusivamente do tráfego dos motores de busca? Se sim, você deve usar palavras e frases reais que as pessoas pesquisam para aumentar o seu ranking nos motores de busca. Se o foco do seu marketing for a lista de busca paga, banners e buzz building, você deve criar um nome de marca como Insiders1.com, algo que as pessoas irão lembrar.
  5. Seja Criativo: a maioria dos domínios com uma única palavra já estão sendo usados e você pode precisar criar a sua própria palavra. Tente compor duas palavras (YouTube), usar uma frase (Six Apart), misturar partes de duas palavras (Microsoft), ajustar uma palavra (Flickr), usar um prefixo ou sufixo (Shopify) ou inventar um nome completamente original (Odeo).

Outras dicas para escolher um nome de domínio

Ferramentas para Ajudá-lo a Gerar Nomes de Empresas

  • Gerador de Nomes para Empresas- Ferramenta gratuita do Shopify para gerar nomes de empresa ideais.
  • NameStation– Gera uma lista de domínios disponíveis com base em uma palavra enviada.
  • Domaintyper– Verifica imediatamente a disponibilidade do nome de domínio.
  • Domain Pigeon– Veja o que os outros estão querendo registrar como fonte de inspiração.
  • Domainr– Digite uma palavra e ele irá encontrar um “domain hacks”.

Confira o abaixo mais ferramentas para ajudá-lo a encontrar o nome perfeito para a sua marca.

O Lean Domain Search é um site bastante útil que combina a sua palavra-chave com outras palavras para gerar uma lista de nomes de domínio disponíveis. Você pode classificar os resultados por popularidade, comprimento ou ordem alfabética, bem como selecionar se os resultados devem começar ou terminar com a sua palavra-chave.

O Name Mesh é uma ferramenta que permite que você pesquise e crie nomes de domínio baseados em diversas categorias diferentes. Especificamente, você pode pesquisar nomes de domínio comuns, novos, curtos, divertidos (que possam ser usados como marca) e similares com uma série de diferentes TLDs (lista de domínios de alto nível) como .co, .io e outros.

O Dot-o-mator permite que você crie sugestões para nomes de domínio, usando listas de categorias de início e fim. Você insere uma palavra (ou palavras) na caixa à esquerda e depois escolhe algumas palavras para o fim  (ou digita as suas próprias). Clique para combiná-los e o Dot-o-mator irá gerar uma lista de nomes de domínio disponíveis. Caso você veja algum nome que goste, pode salvá-lo na sua “caixa de rascunho” e continuar pesquisando.

O NameStation é um gerador de nomes de domínio que cria ideias de nomes relevantes e fornece orientação para pesquisas, sugestões de palavras-chave e variações de nomes baseadas nos seus critérios de pesquisa. Você pode inserir a sua palavra-chave principal e então selecionar a indústria ou categoria mais adequada para a sua empresa, e o NameStation irá gerar uma lista com nomes de domínio sugeridos (e disponíveis).

O NXdom é um mecanismo de busca interativo para nomes de domínio curtos disponíveis. A sua base de dados contém milhões de resultados de DNS para nomes de domínio expirados e não utilizados. Você pode pesquisar por prefixo e sufixo e classificar os resultados por comprimento, facilidade de leitura e popularidade.

O Domainhole oferece um conjunto de ferramentas para domínios que permitem que você gere ideias de domínios, incluindo:

  • Pesquisa por nomes expirados: pesquise uma base de dados atualizada de nomes de domínios expirados.
  • Combinador de nomes: combine a sua palavra-chave com centenas de palavras para obter ideias para nomes de domínio.
  • Gerador de nomes: gere nomes de domínio aleatórios, únicos, pronunciáveis e que podem ser usados como marca.
  • Ferramenta de Brainstorm: descubra novos domínios e ideias usando esta moderna ferramenta de brainstorming.

O Bustaname permite que você pesquise rapidamente nomes de domínio disponíveis ao combinar prefixos e sinônimos de palavras-chave. Insira algumas ideias de palavras-chave e a ferramenta pesquisará combinações de nomes de domínio disponíveis. Além disso, você pode adicionar prefixos e sufixos populares como “ly”, “fy” e assim por diante.

O Domainr permite que você explore todo o universo dos nomes de domínio, além dos domínios óbvios: .com, .net e .org. Descubra nomes de domínio novos e interessantes.

Ele registra pesquisas de forma anônima e rastreia mais de 1.700 domínios de primeira e mais de 1.300 TLDs (lista de domínios de alto nível) genéricos, registráveis em um dos 219 registradores credenciados. Se você está buscando um domínio curto, esta é uma ferramenta muito boa.

O Impossibility! é um gerador de nomes de domínio simples, que pega a sua palavra-chave, a combina com uma lista de substantivos, verbos e adjetivos e então retorna uma lista com nomes de domínio não registrados. Além disso, você pode escolher se deseja que a sua palavra-chave fique no início ou no fim. Esta ferramenta usa múltiplos servidores e consegue fornecer resultados extremamente rápidos.

Muito provavelmente, você não poderá escolher a sua primeira opção; não desanime com isso. Você vai encontrar um excelente nome de domínio para representar a sua loja.


ATENÇÃO! Empreendedores, Youtuber, Designers, Proprietários de sites e Profissionais de Marketing Digital.

A Melhor Maneira de Criar Vídeos & Gráficos de Alta Qualidade Para Qualquer Necessidade de Negócios em Minutos™

Usando Apenas Modelos Prontos e Editáveis do PowerPoint.

Lançamento ALTAMENTE LIMITADO, que expira em breve…

INÉDITO NO BRASIL e ficará no ar por pouquíssimo tempo - lançamento especial.