Como ter Sucesso sendo empreendedor?

Tempo de leitura: 5 minutos

Abrir um negócio e ter sucesso sendo um empreendedor muita das vezes é mais que só buscar dinheiro, é realizar um sonho. Contudo, com a atual crise brasileira e a saturação do setor terciário, tem sido uma árdua tarefa manter uma empresa. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2014 a cada dez empresas que abriram no país seis fecharam antes de completar cinco anos. Sendo assim, é evidente que não adianta abrir uma empresa com mercado garantido se não tiver planejamento e uma boa gestão.

Ter Sucesso sendo um empreendedor torna um trabalho duro e persistência porque, infelizmente, não há fada de negócios-startup que magicamente concede sucesso em pequenas empresas e seus proprietários.

Por isso, nos do GestãoClick, especialistas em gerenciamento de empresas, preparamos algumas dicas para você.

Como ter sucesso sendo empreendedor

  1. Escolha seu mercado

O primeiro passo é selecionar um mercado. A dica é escolher algo que já tenha mercado, mas que seja inovador. Difícil? Até que não. Olhe este exemplo: em diversas cidades do Brasil o creme de açaí tem muito mercado, contudo, a concorrência também é grande. Por isso, um empreendedor decidiu inovar e comercializar açaí dentro de uma embalagem diferente, no caso, dentro de uma “barca” e oferecer mais acréscimos aos seus clientes. Esse novo jeito de tomar açaí não só está vendendo muito, como também está em constante divulgação através das redes sociais de quem vai experimentar a novidade.

A partir de então, diversos outros estabelecimentos começaram a ofertar o mesmo produto. Sendo assim, percebe-se que por mais que a sua ideia seja inovadora,outras empresas com o mesmo perfil surgirão. E nessa hora vale lembrar que sobrevive quem possui um diferencial e está bem localizado.

  1. Escolha bem a sua localização

Não adianta ter uma ideia excelente se ela não se aplica a necessidade da região. Até porque não adianta ser revolucionário, mas vender para as pessoas erradas. Por isso, antes de abrir um negócio você deve perceber de que forma isso vai impactar na vida daquela região, se as pessoas precisam, ou querem os seus serviços e produtos.

  1. Corra riscos

Nenhum empreendedor garantiu seu sucesso esperando ele chegar. Esse é o grande diferencial de quem quer abrir um negócio próprio, assumir as responsabilidades da sua empresa. Segundo o criador da rede social mais usada no mundo, Mark Zuckerberg: “O grande risco é não assumir nenhum risco. Em um mundo que muda, de verdade, rapidamente, a única estratégia com garantia de fracasso é não assumir riscos.” É válido ressaltar que esse risco é “calculado” e envolve aproveitar uma oportunidade.

  1. Se programe

A grande concorrência tem assustado diversos empreendedores. De acordo com a pesquisa “Global Entrepreneurship Monitor”, 34 em cada 100 brasileiros adultos (com idades entre 18 e 64 anos) possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Dessa forma, é necessário muito planejamento para conseguir se destacar no mercado e, para isso, é preciso de um programa para controlar o setor financeiro, de estoque, a emissão de notas e boletos, entre outros setores da sua empresa. Esse controle pode ser realizado através de planilhas ou por anotações em papeis. Todavia, o empreendedor acaba ficando sobrecarregado e destinando muito tempo para o gerenciamento da empresa e esquecendo no que ele realmente precisa investir.

Para resolver tal dilema, o GestãoClick oferece um software de gestão empresarial ideal para diversos tipos de lojas, como: roupas, celulares e informática, e para empresas de prestação de serviço. Através dele é possível controlar todos os setores da sua empresa em um só lugar.

  1. Ame o seu trabalho

Invista em um algo que você gosta. Não adianta abrir um negócio apenas pensando em lucrar, porque quando você tem um propósito você trabalha mais motivado e os seus clientes sentem tal animação.

  1. Atenda bem aos clientes

Conquistar clientes é importante, mais ainda é conseguir a fidelidade deles. Quando você atende bem um cliente ele vai voltar e ainda indicar o seu trabalha para conhecidos. Assim, se institui uma rede e a tendência é só cresce. Além disso, há vários meios construir uma relação de fidelidade com um cliente como, por exemplo, em uma loja de açaí que oferece carimbos em uma cartela que depois de toda preenchida o cliente ganha um brinde.

  1. Divulgue sua marca:

Por melhor que seja seu trabalha ele precisa ser, primeiramente, visto. A minha dica é dispensar o uso panfleto, esse que sai da mão do entregador e vai diretamente para o lixo. É evidente que tal meio de divulgação ficou no passado e tem uma ferramenta gratuita que faz muito mais sentido atualmente: as redes sociais.

Facebook, twitter, instagram, entre outras, oferecerem todas as ferramentas necessárias para a divulgação de uma marca ou empresa. No Facebook, por exemplo, há a opção de criar uma pagina e pagar preços baixos para divulgá-la atingindo grandes números de usuários.

Conclusão:

Por fim, o mais importante mesmo é seguir sua intuição de líder, planejar seus gastos e, por mais difícil que seja abrir um negócio, não desista do seu sonho. Assim, espero que daqui alguns anos nós possamos ser um de seus muitos clientes. Muito sucesso!


ATENÇÃO! Se você quer criar um Negocio Online, mudar de vida, ter liberdade de tempo, geográfica e financeira... P.S.: Que tal ter o seu próprio negócio na Internet que lhe permita trabalhar de onde quiser e no horário que preferir? Imagine ter um negócio online que lhe dê dinheiro até mesmo enquanto você está se divertindo ou dormindo.... Parece bom demais para ser verdade? Pois saiba que isso é uma realidade para mim e para milhares de pessoas!

Você Precisa Se Juntar A Maior Comunidade De Novos Empreendedores Digitais...

... Empreendedor digital em série e criador do extraordinário treinamento Formula Negocio Online, que é hoje considerado o melhor treinamento para iniciar um negocio online (de verdade). E que conta com quase 15 Mil alunos, e centenas e centenas de historias de sucesso! A partir de agora você esta prestes a se juntar a maior comunidade de empreendedores digitais do Brasil... E eu estou aqui para te receder e dar as boas vindas...   🙂 Assista este vídeo até o final.