Como Ser Mais Produtivo Trabalhando Em Casa

Tempo de leitura: 4 minutos

O home office tem sido uma tendência cada vez mais adotada no mercado profissional. O fato de poder trabalhar em casa pode trazer mais produtividade e mais qualidade de vida aos colaboradores, que não precisam mais lidar com desgastes como o trajeto para escritórios, a presença constante de um chefe e as distrações que costumam se fazer presentes nesses ambientes. Como Ser Mais Produtivo Trabalhando Em Casa

No entanto, trabalhar em casa pode reservar as suas próprias armadilhas. Muitos ingressam nessa modalidade de trabalho por acreditar que terão plena liberdade e, assim, farão o que quiserem, no momento que quiserem e da forma que acharem mais conveniente, o que é um erro grosseiro. Home office não significa desempenhar as suas funções sem nenhum controle, de pijamas e em meio aos seus outros afazeres domésticos. Além disso, é necessária muita concentração, disciplina e algumas práticas para não deixar a produtividade do trabalho cair.

BLD056417

Quer saber como ser mais produtivo trabalhando em casa? Veja a seguir algumas dicas para atingir esse objetivo!

Monte um Bom Lugar de Trabalho

Arrumar bem o local da casa no qual irá trabalhar é um importante passo para aumentar a sua produtividade no home office. Mesmo em locais pouco espaçosos, é possível separar lugares que não tenham elementos que atrapalhem as atividades profissionais, o que é fundamental para se poder trabalhar direito.

Se possível, tenha uma mesa e uma cadeira bem dispostas em lugares da casa mais reservados, sem muitas interferências externas e longe de outros móveis ou outros ambientes que propiciem a distração. Deixe tudo de maneira confortável, mas não relaxada. Nesse lugar, deve ficar claro que o objetivo é o trabalho, assim como em um ambiente de escritório convencional de uma empresa.

Tenha Bons Hábitos

Os hábitos que se tem em casa podem atrapalhar muito a vida de um profissional. Por isso, é importante estabelecer boas práticas para o home office, o que pode ser um grande desafio, mas também trazer grandes resultados.

Lembre-se de que é preciso cumprir metas, prazos e respeitar horários, assim como no escritório de uma empresa. Por isso, estipule um horário de expediente, que preferencialmente seja aquele no qual você se sinta mais disposto e possa render mais, não prejudicando a entrega do seu trabalho.

A tentação para acordar tarde ou trabalhar a qualquer hora é grande, mas isso pode prejudicar o desempenho e a qualidade do resultado. Durante esse horário estipulado, não faça atividades domésticas e evite quaisquer distrações que tirem o seu foco do trabalho.

Se no escritório você evita acesso às redes sociais e às distrações no geral, faça o mesmo em casa! Ter intervalos de 15 minutos para cada 1 hora e meia de trabalho funciona, mas não fique ocioso tempo demais em nenhum desses momentos.

Organize Bem as Suas Atividades

A dica também vale para os trabalhos no escritório, mas é especialmente importante para quem trabalha em casa: tenha uma boa organização quanto às suas atividades. Isso significa definir prioridades, levando em consideração prazos e graus de dificuldade.

Procure começar o dia sempre com as mesmas práticas, defina horários para algumas ações e use o relógio ao seu favor, de modo que nenhuma das atividades previstas para o dia deixe de ser feita. Em casa, você pode intercalar práticas mais prazerosas nos intervalos de descanso, ou mesmo entre uma atividade profissional e outra. Isso lhe dá a chance de fazer tudo, mesmo aquelas tarefas mais entediantes, de forma mais leve e melhor distribuída.

Mantenha uma Postura Profissional

Algumas funções exigem ligações para clientes, videoconferências e saídas de última hora. Você não pode ser pego de surpresa em um momento como esse. Mantenha uma postura não muito informal, mesmo trabalhando em casa. Isso significa não ter que lidar com barulhos, como música, crianças ou cachorros durante uma ligação profissional, ou não aparecer em uma videoconferência de pijama. Esteja vestido e se porte como se você estivesse em um ambiente profissional comum.

Não Fique Preso em Casa

Trabalhar por muito tempo, todos os dias dentro de casa, pode ser muito entediante e ficar entediado mina qualquer chance de aumentar a produtividade. Não interagir com outras pessoas ou não olhar para coisas diferentes pode deixá-lo triste e fazer com que abandone o home office.

Assim, não fique enclausurado trabalhando em casa. De vez em quando e se a atividade permitir, procure por cafés, bibliotecas e até mesmo parques onde você possa trabalhar. Esses ambientes são lugares prazerosos que podem aumentar a sua produção, além de lhe reservar boas chances para fazer contatos profissionais ou pessoais, sem prejudicar o seu trabalho.

O que você acha necessário para garantir a sua produtividade em casa? Deixe a sua opinião abaixo!


ATENÇÃO! Empreendedores, Youtuber, Designers, Proprietários de sites e Profissionais de Marketing Digital.

A Melhor Maneira de Criar Vídeos & Gráficos de Alta Qualidade Para Qualquer Necessidade de Negócios em Minutos™

Usando Apenas Modelos Prontos e Editáveis do PowerPoint.

Lançamento ALTAMENTE LIMITADO, que expira em breve…

INÉDITO NO BRASIL e ficará no ar por pouquíssimo tempo - lançamento especial.