Como Ganhar Dinheiro criando vídeos sem gastar com equipamentos.

Tempo de leitura: 17 minutos

PORQUÊ FAZER VÍDEOS?

Era só uma questão de tempo: agora que todo a maioria das pessoas têm acesso à banda larga, vídeos se tornaram um dos tipos de mídia mais consumido online. Como Ganhar Dinheiro criando vídeos sem gastar?

Como Ganhar Dinheiro criando vídeos

Do mesmo jeito que a maioria das pessoas preferem sentar e assistir TV ao invés de ler um livro, o vídeo online toma cada vez mais espaço do conteúdo em texto e aos poucos muda o jeito como conhecemos a Internet.

como-gravar-um-video-1

VÍDEO MARKETING

Você sabe melhor que ninguém que vídeo é essencial para ter sucesso online. Vídeos atraem mais clientes e esses cliente compram mais após assistirem um video.

Se você quer vender mais dos seus produtos e serviços, construer sua marca e aproveitar o máximo das mídias sociais, está na hora de você fazer vídeos!

E o melhor, com o VídeoXpress você não vai depender de agências ou produtoras caríssimas que não fazem valer o seu investimento.

CRIAR UM PRODUTO

Para quem está criando um produto online, na intenção de trabalhar em casa e assim ganhar dinheiro na internet, vídeos são a melhor opção.

Fazer um curso em video é consideravelmente mais rápido do que escrever um livro ou apostila, e as pessoas pagarão muito mais pelo seu curso em video.

BLOGGERS E PROFESSORES

Você quer mais tráfego e quer que todos prestem mais atenção em tudo que você têm para dizer ou ensinar? E também sabe que vídeos podem trazer milhares de leitores direto pro seu site usando o YouTube e o Facebook!

Não ter um canal no YouTube é ignorar o 3o. maior site do planeta. O VídeoXpress mostra que você pode fazer excelentes vídeos sem gastar com equipamento, rapidamente, e a qualquer hora.

Criar um bom conteúdo no YouTube é um excelente modo de trazer tráfego para seu website.

Esse artigo é um dos resultados, e espero que você aproveite ao máximo. Produzir vídeo não é algo mais opcional na Internet. Com tanta coisa disponível, é cada vez mais difícil prender a atenção do usuário. Conteúdo em vídeo é sempre mais interessante: 1 minuto de vídeo você consegue explicar o que 10 páginas de texto não conseguem. Além disso, o usuário não terá o trabalho de rolar diversas telas, clicar em links, se perder pelo seu website e sair sem comprar.

como-gravar-um-video-2

Não é fácil prender a atenção de uma pessoa hoje, por isso vídeos são essenciais no seu plano de marketing

Vídeo economiza tempo do usuário, e o seu também. Todos os envolvidos em marketing digital sabem a dificuldade que é criar um texto que cative o usuário, que seja interessante, explique todas as coisas boas da sua empresa ou produto mas ao mesmo tempo, não fique longo e cansativo. Fazer um texto desses pode facilmente tomar horas. Com vídeo, você liga a câmera e 15 minutos depois seu vídeo estará gravado. Num vídeo você pode falar, demonstrar seu produto, explicar usando um quadro branco ou um PowerPoint, fazer uma captura de tela: as possibilidades são muito maiores e é indiscutível que sua webpage ficará mais dinâmica.

Eu não faço ideia de como começar Eu não tenho nenhuma câmera nem equipamento profissional.
É para isso que esse artigo foi escrito, para responder a essas perguntas, pra ajudar essas pessoas a saírem da estaca zero e mostrar que você pode começar a fazer excelentes vídeos nesse exato segundo, com a câmera que você tem em mãos: seu smartphone.
Inicialmente eu iria escrever esse artigo apenas para usuários de iPhones, iPads e iPods, mas eu tive a chance de usar alguns smartphones Android recentemente e fiquei impressionado com a qualidade que alguns desses aparelhos podem oferecer, principalmente o Galaxy S3, Galaxy S4 e Galaxy Note 2. Eu sei que existem centenas de modelos diferentes de Android, mas eles funcionam de modo geral de maneira semelhante, com os mesmos tipos de aplicativos.

como-gravar-um-video-4

Tipos de Câmera: Quando falamos sobre vídeo, existem basicamente 4 tipos de câmera que podemos usar:

Flip Camera ou Filmadora de Bolso
A Flip câmera, ou filmadora de bolso, é uma câmera bastante portátil, que era muito popular até pouco tempo atrás principalmente com vídeo bloggers. Essa câmera tem várias características interessantes: é muito barata, fácil de usar e pequena o suficiente para ser carregada sempre com você.

Por outro lado, essa câmera tem grandes desvantagens também. A principal é a qualidade, tanto do áudio quando da imagem. O áudio sempre tem muito ruído de fundo, e a imagem muitas vezes tem cores desbotadas e sem definição. Outra desvantagem é ela ser inteiramente automática: enquanto isso pode facilitar para quem está começando, a falta de controles manuais atrapalham muito na hora de fazer vídeos mais elaborados.

Funções automáticas nem sempre são desejáveis e podem atrapalhar sua gravação.

Com a qualidade da câmera dos smartphones de hoje, a gente não recomenda a compra de uma câmera dessas.

Câmeras Digitais
Hoje toda a câmera de foto digital é capaz de gravar vídeos.
Dependendo da câmera, a qualidade pode ser muito alta, como por exemplo, a Panasonic Lumix LX7 e a Sony NEX-7. Outra vantagem dessas câmeras é o zoom óptico, diferente dos smartphones em que a lente não tem zoom.

Enquanto a imagem dessas câmeras pode ser muito boa, infelizmente o áudio deixa a desejar. A maioria têm microfones de baixíssima qualidade, que acaba limitando as aplicações desse tipo de câmera ao fazer um bom vídeo.

Antes de gravar com uma câmera digital, teste para ver se a qualidade do áudio é aceitável.

Outras desvantagens que poucas pessoas se atentam: essas câmeras raramente gravam por longos períodos de tempo (isso é um problema pra shows, palestras ou seminários) e a bateria não dura muito tempo no modo vídeo.

Filmadoras (Camcorders)
É cada vez mais difícil ver filmadoras hoje em dia, e isso acontece por 2 principais motivos: câmeras digitais com modo vídeo e smartphones. Todas as câmeras digitais gravam vídeo, e dependendo da câmera, a qualidade pode ser bastante alta. Os smartphones modernos como iPhone 4 e 5 também tem uma qualidade de vídeo respeitável, o que acaba não justificando a compra de uma filmadora para maioria dos consumidores. Mas para quem quer fazer um vídeo de excelente qualidade, uma filmadora ainda é uma das melhores opções. Além da excelente qualidade da imagem e de som, recursos como zoom óptico, entradas e saídas de áudio e controles manuais de exposição ajudam a conseguir um resultado melhor. Além disso, filmadoras são a melhor opção, quando é necessário gravar algo por várias horas seguidas, como palestras ou apresentações. Outro detalhe que parece irrelevante é a possibilidade de ligar a filmadora na tomada, sendo que não é possível fazer isso com câmeras digitais, por exemplo.

Se for necessário gravar por várias horas seguidas, uma filmadora é a melhor escolha.

como-gravar-um-video-6

DSLRs
DSLR é do inglês Digital Single-Lens Reflex, ou no Brasil chamada apenas de Câmera Reflex. O nome é complicado mas a ideia é simples: DSLR é uma câmera que permite trocar e usar diferentes lentes. Podemos dizer que a DSLR é a versão profissional de uma Câmera Digital. Então porque colocamos ela numa categoria separada? De alguns anos para cá, DSLRs se tornaram uma das melhores câmeras para gravar vídeo, superando inclusive filmadoras top de linha. Além da possibilidade de usar diferentes lentes, DSLRs têm sensores consideravelmente maiores que a maioria das outras câmeras. Isso se traduz em imagens melhores, principalmente com pouca luz. Outra

característica de uma câmera DSLR é a pequena profundidade de campo, ou seja, é possível focar em pontos específicos da cena deixando todo o resto desfocado. Quando for assistir um filme, repare que raramente a cena inteira está em foco: normalmente o ator está focado, e o fundo está difuso, sem detalhes. Esse tipo de imagem só é possível com sensores grandes, e por isso as DSLRs vem ganhando terreno a cada lançamento. Se você tiver habilidades fotográficas, a imagem da DSLR não tem comparação.

Apesar das DSLRs terem excelente qualidade, elas são um pouco mais difíceis de operar.

Nem tudo é perfeito no mundo das DSLRs, existem inúmeras desvantagens. A primeira delas é o microfone interno de baixa qualidade, que torna a qualidade do áudio sofrível. Quem grava com DSLRs normalmente usa um gravador de áudio externo, com o Zoom H4N, e depois faz a sincronia com a imagem na edição. Não precisamos dizer que isso envolve um bom trabalho e, a não ser que qualidade da imagem seja sua prioridade número um, esse processo deve ser evitado.

Outro problema é que a maioria das DSLRs não gravam por horas seguidas, como uma filmadora. A explicação mais provável para isso é que a Europa tem taxa de importação diferente para câmeras digitais e filmadoras. Caso uma câmera digital seja capaz de gravar mais de 30 minutos, ela é classificada como filmadora e pagaria uma taxa maior. E mesmo que não existisse esse limite na própria câmera, as baterias de uma DSLR não duram nem perto do que de uma filmadora dura. Para piorar, não têm como se ligar DSLRs diretamente na tomada.

Se for gravar vídeos com DSLRs, baterias extras são essenciais.

como-gravar-um-video-3

Smartphones
Esses minúsculos aparelhos eletrônicos estão causando uma revolução no planeta. Ainda nesse ano, o Google estima que o número de pessoas usando smartphones para acessar a Internet vai ultrapassar o número de pessoas que usam laptops ou desktops para a mesma tarefa. A venda de câmeras digitais caiu mais de 30% por causa deles, a Kodak desistiu de fabricar câmeras digitais no ano passado e a Canon e a Olympus tiveram grande prejuízo, pois não conseguiram vender todas as câmeras que produziram.

Mas não é por menos, as vantagens são inúmeras! Smartphones são celulares com câmeras de boa qualidade, com recursos incríveis, e com 2 cliques permitem compartilhar seus vídeos no Youtube ou Facebook. Além disso, para quem está começando a fazer vídeos, a maior vantagem é o custo zero. Não ter que comprar uma câmera digital ou filmadora para já sair fazendo seus vídeos não tem preço (desculpem o trocadilho infame…).

A maior vantagem de um smartphone: você pode começar hoje mesmo!

iPhone
Quando eu falar de iPhone nesse ebook, significa que estou falando do iPhone 4, 4S e 5. Versões anteriores tem a imagem muito ruim, e isso definitivamente vai incomodar seus espectadores. Além do iPhone, tanto o iPod Touch e o iPad, ambos com a câmera iSight, produzem bons vídeos. Se você acha que a gente está exagerando, dê uma olhada nesses vídeos gravados usando iPhones. Pode ser que eles não sejam o estilo

que você esteja buscando, mas ainda assim é impressionante o que é possível fazer com uma câmera tão pequena.

COMPARATIVO DAS CÂMERAS DOS IPHONES

VALE A PENA FAZER UPGRADE DO MEU IPHONE POR CAUSA DA CÂMERA?
Nós preferimos que você evite qualquer upgrade apenas por causa da câmera. Enquanto a diferença do iPhone 4 para o 4S pode ser considerável, do 4S para o 5 não chega a tanto. Além disso, quando você tiver bons resultados nos seus primeiros vídeos, pode ser que você prefira adquirir uma filmadora ou uma DSLR para alcançar novos níveis de qualidade.

Você têm um Android? Alguns modelos fazem imagens incríveis e não devem nada aos iPhones!

Vantagens de um Smartphone

Um dos ditados mais famosos entre fotógrafos é que a melhor câmera é aquela que está sempre com você. Quando você está presenciando um momento único e importante, a coisa menos relevante são os aspectos técnicos do seu equipamento. O essencial é registrar o momento, seja como for.

Vídeo é a mesma coisa, alguns momentos são únicos. Além disso, um smartphone permite você começar agora: se você demorar, pode ser que surja outra pessoa e capture a atenção de expectadores que deveriam estar assistindo você. Caso tenha uma ideia para um vídeo blog, coloque em pratica antes que outra pessoa tenha a mesma ideia. Se está vendendo algo ou aumentando a presença da sua empresa na Internet, faça antes que o concorrente decida fazer o mesmo.

como-gravar-um-video-5

Gravar oportunidades únicas.
Supomos que você está numa palestra ou convenção, e encontrou um cliente extremamente satisfeito com o seu produto. Por que não simplesmente gravar um depoimento autêntico em vídeo? Um depoimento em vídeo é mais eficiente que depoimentos usando texto e foto, já que esses podem ser facilmente forjados e trazem desconfiança para o usuário.

Depoimentos em vídeos são mais autênticos e transmitem mais confiança aos seus prospectos.

Nessa mesma palestra, peça alguns minutos para uma entrevista com VIPs. Muitos estão a procura da maior exposição possível, e uma entrevista será algo muito bem visto no seu blog ou website.

Usar eventos marcantes para promover seu blog Ter uma câmera sempre à mão é bom porque nunca se sabe quando uma notícia importante, evento ou acidente vai acontecer.

Por exemplo, recentemente o Google foi ultrapassado em números de visitas pelo Yahoo, nos EUA. Enquanto essa notícia pode parecer irrelevante para o seu nicho, você pode usá-la como uma metáfora, e ensinar seus espectadores a nunca subestimarem seus concorrentes.
As possiblidades são infinitas, e usando um evento recente como isca, isso aumenta consideravelmente o número de espectadores interessados.

Boa imagem
Acredite ou não, alguns sensores de imagem dos smartphones são mais avançados do que de algumas câmeras profissionais. E quem diz isso é Frederic Guichard, atualmente chefe de engenharia do mais respeitado laboratório de câmeras, o DXOLabs. De acordo com ele, se

O mais importante agora é começar. Por isso é importante que não existam barreiras para você dar esse primeiro passo.

Com um smartphone, não existe desculpa. Ele está nesse exato momento com você, basta alguns cliques e você estará gravando.

Publicar rapidamente na Internet
Existem inúmeros exemplos de como ser o primeiro a postar na Internet sobre um assunto polêmico pode dar a tração necessária para o seu vídeo alcançar alguns milhares de visualizações. Nunca se esqueça que um dos conceitos mais importantes do marketing é: as pessoas estão em busca de novidades o tempo inteiro. E nessa hora existe uma enorme vantagem para um smartphone: não só ele está com você praticamente todo o tempo, mas é muito simples publicar qualquer coisa online. Ser o primeiro é uma das maneiras mais certas de ter audiência.

Extremamente compacta, pode ser usada em lugares pequenos Por menor que seja uma filmadora, nada se compara ao tamanho de um celular. E essa portabilidade permite que ele seja colocado em lugares Modo Avião: um detalhe que todo mundo esquece, e pode arruinar uma parte do seu vídeo.

Modo Avião
O primeiro passo na hora de gravar seu vídeo é colocar seu smartphone no modo Avião. Isso vai impedir que ele toque no meio da gravação, ou uma mensagem inesperada que interrompa sua concentração.

Auto-Lock
Outra boa ideia é desligar o modo auto-lock, e evitar que o smartphone fique travando o teclado de 1 em 1 minuto. Isso infelizmente fará o aparelho consumir bateria mais rapidamente, mas ter que destravar ele constantemente (principalmente se você usa uma senha de bloqueio) pode ser extremamente irritante.

Modo Full screen
Especificamente no iPhone 4 e 4S, garanta que ele está no modo Full Screen dando um toque na tela. Assim você evita gravar algo indesejável que esteja escondido no canto da tela.

Apps (Apple Store e Google Play)

Isso você não vai encontrar em nenhuma câmera profissional: centenas de aplicativos que ajudam e você gravar e editor vídeos melhores.

Vou apresentar os aplicativos que nós usamos com mais frequência:

Gravação
Filmic Pro – Lembra que comentamos que um dos maiores problemas de gravar no smartphone era o excesso de compressão nos vídeos?
Esse aplicativo para iPhones permite gravar com 3x menos compressão, aumentando consideravelmente a qualidade dos vídeos.
Ele ainda conta com um medidor de volume de gravação, controle de foco e exposição, balanço de cores e upload para vários serviços diferentes. Altamente recomendado por nós.

Edição
Para quem tem um iPhone, a escolha mais óbvia é o software iMovie for IOS. Desenvolvido pela própria Apple, é um editor muito simples de usar. Além das ferramentas básicas de corte, ele permite adicionar transições, trilha sonora e animar fotos da sua galeria. Exporta diretamente para o Youtube, Facebook ou Vimeo, sendo que a versão para iPad é naturalmente mais confortável de se usar.

como-gravar-um-video-7

O que é considerado um vídeo popular?
Logicamente o número de visualizações de um vídeo é o parâmetro mais importante, mas existem outros que não devem ser ignorados:

Número de Assinantes
Isso é o que todos querem: ter um canal no Youtube com um número sempre crescente de usuários. Mesmo que você faça um vídeo que se torne viral e traga uma enorme quantidade de pessoas para o seu canal, a estratégia que mais funciona nessa hora é consistência: produzir bom conteúdo, com regularidade, fará as pessoas notarem seu compromisso com o assunto que as interessam.

Gostou? Quer ir ainda mais longe?
Nós do DinheiroNET temos um curso que ensina a você fazer um vídeo do ZERO, até a edição!

Clique aqui e entre agora! O acesso é imediato e você terá acesso a várias horas de material explicando detalhes de roteiro, iluminação, áudio, edição, como gravar apresentações de tela, upload e tudo mais!


ATENÇÃO! Se você quer criar um Negócio Sustentável na Internet, mudar de vida, ter liberdade de tempo, geográfica e financeira...
P.S.: Que tal ter o seu próprio negócio que lhe permita trabalhar de onde quiser e no horário que preferir? Parece bom demais para ser verdade? Pois saiba que isso é uma realidade para mim e para milhares de pessoas!

Apresento a você, o ÚNICO curso que vai de Ajudar de Verdade a Criar e Manter seu Negócio na Internet.

Veja mais informações do curso AQUI ESTA O ÚNICO CURSO QUE VOCÊ PRECISA  >>>
  • Crescer profissionalmente?
  • Transformar a sua vida pessoal?
  • Ganhar qualidade de vida!
  • Buscar uma nova colocação no mercado de trabalho?
Veja mais informações do curso AQUI ESTA O ÚNICO CURSO QUE VOCÊ PRECISA  >>>