Como anunciar no Facebook e pagar o menor valor por clique

Tempo de leitura: 3 minutos

facebook-adsÉ bastante frequente que empreendedores web utilizem como meio de campanha de marketing a rede social Facebook, através do programa Facebook Ads, que cria e divulga anúncios para segmentos específicos do público que faz parte da rede.

Esse formato de anúncio pode servir para a divulgação de blogs, de Squeeze pages, reviews de produtos e serviços, e até mesmo para atrair curtidores de Fan pages.

Embora seja uma opção bastante interessante, o Facebook Ads pode ocasionar um grande problema, gastar-se muito dinheiro investido, com pouco retorno. Por isso, saber como utilizar essa propaganda é fundamental.

Como anunciar no Facebook e pagar o menor valor

A grande questão é a seguinte: quando se faz um anúncio via Facebook Ads e não se conquista o resultado esperado, pode ser que o problema seja a configuração da campanha, com detalhes imprecisos como o direcionamento a um público-alvo ou a falta de testes prévios.

Testes conhecidos como AB são fundamentais para o sucesso, não só em Facebook Ads, mas em relação a qualquer tipo de campanha de marketing na web. Assim, o anúncio chega melhor ao público-alvo – de uma forma que interesse a essas pessoas – e cada clique feito pela audiência custará menos a você, criador da campanha.

Dica:  Curso Top Afiliado Investimento com Retorno Garantido

Testes para campanhas de anúncios do Facebook Ads

facebook-ads-modeloEsses testes envolvem a aplicação de elementos diferenciais, para gerar várias peças de marketing e deixá-las disponíveis por um curto período, a fim de comparar e ver qual converte mais, ou atrai mais a atenção do público-alvo. Alguns tipos de teste incluem:

  • Fazer o título se diferençar da descrição, em anúncios diferentes;
  • Imagens distintas;
  • Delimitar idade mínima e máxima do público-alvo a que se destina a campanha;
  • Sexo do público-alvo;
  • Modificar o foco da campanha, a fim de despertar interesses distintos.

Nesse sentido, entre todas as possibilidades, temos de pensar de forma ainda mais atenta às imagens, que têm muito peso em Facebook Ads. Pode-se dizer que você clica – ou não – sobre uma mensagem de Facebook Ads, atraído – ou repelido – pela imagem veiculada na peça.

Com os testes, em geral, o que ocorre é que uma ou duas imagens se destacam entre as diversas possibilidades – o Facebook permite que sejam utilizadas até 6 diferentes imagens, que serão visualizadas no Feed de Notícias do usuário.

Outro detalhe que pesa bastante, relacionado às imagens em Facebook Ads, não é só o que é exposto na mensagem em si, mas também a resolução da mesma. Tente deixar a imagem escolhida em formato de 600 pixels x 315 pixels – resolução indicada pelo próprio Facebook, para melhorar a exibição no Feed de Notícias.

Pagando menos em anúncio de Facebook Ads

Com muitos cliques, o que ocorre é que a Taxa de Cliques é alta, ou seja, cada clique feito, custará menos a você; com isso, todo o dinheiro gasto na campanha será menor, fazendo com que o investimento valha muito a pena. Afinal, você terá atraído boas parcelas de audiência, com sorte formará uma lista de e-mails de interessados, a uma relação de baixo custo-benefício.

Portanto, um anúncio de Facebook Ads que conte com uma imagem impactante, que chame atenção e atraia cliques, fará com que você pague menos por cada clique.

Por exemplo:

– 40 cliques em 1000 visualizações do anúncio, resultaria em uma Taxa de Clique de 4%.

Em outro cenário, no qual uma imagem não seja tão atraente, temos:

– 5 cliques em 1000 visualizações, chegando a 0,5% de taxa de clique.

No segundo exemplo, o empreendedor pagará mais.

Observando-se cada detalhe da campanha de Facebook Ads, dando especial ênfase ao uso de imagens nas propagandas desse sistema, há a possibilidade de pagar menos pelo clique realizado pela audiência. Faça você mesmo uso de tal estratégia em suas próximas campanhas de Facebook Ads e veja a diferença!

Dica: Veja este vídeo até o final:

Dica: Top 15 Dicas de extrema importância para aumentar Page Rank do seu site ou blog!


ATENÇÃO! Empreendedores, Youtuber, Designers, Proprietários de sites e Profissionais de Marketing Digital.

A Melhor Maneira de Criar Vídeos & Gráficos de Alta Qualidade Para Qualquer Necessidade de Negócios em Minutos™

Usando Apenas Modelos Prontos e Editáveis do PowerPoint.

Lançamento ALTAMENTE LIMITADO, que expira em breve…

INÉDITO NO BRASIL e ficará no ar por pouquíssimo tempo - lançamento especial.