6 ferramentas do Google que ainda são desconhecidas por muitos profissionais

Tempo de leitura: 3 minutos

Existe importantes ferramentas do Google, que as vezes ficam esquecidas por muitos profissionais. O Google é tão famoso por uma ferramenta de busca que muitas pessoas acabam não conhecendo o imenso universo de soluções que a empresa oferece.

Um exemplo disso são as ferramentas do Google que a maioria dos profissionais nem imaginam que existem. São diversas opções tanto para estudantes, quanto para profissionais, principalmente da área de marketing.

Conheça 6 Ferramentas do Google importantes para seu negócio:

1 –  Google Trends

tendências do Google

Essa ferramenta é uma ótima aliada no planejamento estratégico de campanhas. Ela permite ver o volume de busca de um determinado termo, com filtros específicos (localização, tempo, categoria e local da web).

Na ferramenta é possível visualizar as principais consultas e também as consultas crescentes sobre qualquer assunto.

No Google Trends você consegue filtrar os resultados por país e estados, período de tempo, categoria e fontes de busca (Google Imagens, Google News, Google Shopping ou YouTube).

2 – Trajetória do cliente nas compras online

É uma ferramenta de insights do Google que mostra a trajetória do processo de compra dos usuários. Te ajuda a explorar e compreender a trajetória de seus clientes, para que você possa aperfeiçoar as ações de marketing.

3 –  Planner Keyword

É um planejador de palavras-chave do Google que trabalha junto com o AdWords. Com ele é possível encontrar novos termos e grupos de anúncios relacionados aos seus negócios, como também saber um pouco sobre o volume de busca desses termos.

Para qualquer estrategista de SEO (Search Engine Optimization) – seja ele novato ou expert – o uso de ferramentas para pesquisa de palavras-chave é uma verdadeira mão na roda para alcançar melhores resultados em projetos que buscam obter maior visibilidade nas buscas orgânicas.

4 –  Alertas do Google

Monitore na web tudo o que está acontecendo sobre assuntos do seu interesse. A ferramenta envia para o seu e-mail todas as novidades que ele rastrear na internet que estejam relacionadas aos termos que você escolher.

Pense em uma palavra ou frase que você gostaria de saber cada vez que for publicada em algum site da Internet. Ao invés de realizar uma inspeção manual através de mecanismos de busca, é possível receber via e-mail alertas sobre determinado tópico a cada nova matéria publicada em sites de notícias, blogs, etc. Trata-se do Google Alerts (Alerta do Google), uma ferramenta importante para acompanhamento de palavras-chave, ações, conteúdo, entre outras aplicações cabíveis mediante cada necessidade.

5 –  Page Speed Perspicácia

Aqui o Google analisa seu site através da URL que você inserir. É avaliado a velocidade da entrega do conteúdo e a qualidade do código fonte. Com a análise feita, a ferramenta entrega uma lista com alguns itens que pode ser ajustado em seu site para melhorar a experiência dos usuários.

Quem executam testes de velocidade com ferramentas como o Google PageSpeed Insights , WebPagetest, ou de KeyCDN, sabe que são sempre boas maneiras de ajudar a medir o desempenho do seu site. Embora esses indicadores de velocidade do site seja muito útil é também importante para corrigir algum eventual problema, que possa estar ocorrendo em seu site.

6 –  Google Shortner

O Google também tem um encurtador de URL. Com ele é possível mensurar os cliques obtidos no link gerado e suas origens.

A grande coisa que o Google e Bit.ly fazer é permitir que você encurtar uma URL e acompanhar os cliques que você gerar, através do seu URL curta original, versus o número total de cliques para a longa URL “destino” que passaram por cada sistema .

Google Shortner

Se você estiver em dúvida em clicar ou não em um link encurtado, você pode esta utilizando o rastreador de redirecionamento, muito útil para pessoas mais conservadoras, que deseja saber o que esta por trás daquele link, antes de clicar. Para isso basta copiar o link encurtado em colar neste site: Rastreador de Redirecionamento.  Verifique qualquer URL curto ou afiliado (bit.ly, goo.gl, etc.) para ver onde ele vai. Muito útil.

Guest Post publicado por: Thaís Lima, Marketing Digital na Lopes.


ATENÇÃO! Empreendedores, Youtuber, Designers, Proprietários de sites e Profissionais de Marketing Digital.

A Melhor Maneira de Criar Vídeos & Gráficos de Alta Qualidade Para Qualquer Necessidade de Negócios em Minutos™

Usando Apenas Modelos Prontos e Editáveis do PowerPoint.

Lançamento ALTAMENTE LIMITADO, que expira em breve…

INÉDITO NO BRASIL e ficará no ar por pouquíssimo tempo - lançamento especial.